Operação Sorriso - Assistência Social

Cirurgias gratuitas de lábio leporino
http://www.operationsmile.org.br/

Objetivos da Organização


"A fissura lábio palatina, também conhecida como lábio leporino, é a mais frequente deformidade congenital facial. Embora seu aspecto inicial cause uma certa estranheza nas pessoas, a grande maioria destes pacientes tem um desenvolvimento cognitivo normal, o que transforma o seu tratamento cirúrgico em grande alternativa para a solução deste problema que atinge, principalmente, os países em desenvolvimento. O grande paradoxo entre aparência e normalidade intelectual, faz com que muitos destes pacientes tenham o seu tratamento cirúrgico relegado a um plano secundário pelas autoridades de saúde pública destes países. O papel do tratamento cirúrgico, aliado ao treinamento da comunidade para reconhecer, orientar e encaminhar devidamente ao tratamento adequado passa a fazer parte de um objetivo de organizações não governamentais.


Veja também:


A Operação Sorriso do Brasil, organização originada na Operation Smile International, foi criada e desenvolvida com este propósito, de oferecer uma chance aos pacientes portadores desta deformidade, de uma reabilitação social completa. Com o propósito principal de atuar nos locais mais carentes, onde a possibilidade de cirurgias reparadoras sejam remotas, ou onde o número de pacientes seja maior do que a capacidade local de tratá-los, a organização oferece tratamento cirúrgico e se propõe a promover cursos de educação continuada em todos os segmentos das comunidades envolvidas no tratamento destes pacientes. Atuando juntamente com autoridades públicas nacionais e locais e associada às entidades mais representativas da área médica envolvida neste tratamento, a Operação Sorriso do Brasil pretende oferecer a estes indivíduos a chance de terem uma vida digna, inseridos de maneira normal na sociedade"
Dr. Nivaldo Alonso - Diretor Médico da Operação Sorriso



Missão:

A Operação Sorriso mobiliza todos os corações generosos do mundo para curar sorrisos, transformando a vida das crianças.


Números de Atendimento


Programas e Pacientes Atendidos

Desde 1997 até abril de 2009
Número de programas realizados: 37
Número de pacientes examinados: 6.430
Número de pacientes operados: 3.039
Número de procedimentos cirúrgicos: 4.017

Números dos atendimentos realizados nos programas cirúrgicos de 2008

Em 2008 a Operação Sorriso do Brasil organizou e desenvolveu 5 programas cirúrgicos e 2 programas educacionais, através dos quais 718 portadores de fissuras lábio palatina receberam exames clínicos, totalizando 529 cirurgias gratuitas em 357 pacientes.

Foram realizados também um conjunto de cursos específicos como o Basic Life Support, Curso de Habilidades Emergênciais em Enfermagem e o III Congresso Brasileiro em Fissura Lábio-Palatina, visando a melhoria do atendimento oferecido aos pacientes fissurados no país.

0 Qual a sua opinião sobre esse assunto?:

Postar um comentário

Regras: Mensagens que de alguma forma forem ofensivas a pessoas, sites, ou ao espiritismo, não serão publicadas.

Obrigado por comentar.