Lar da Caridade pede ajuda


APARECIDA CONCEIÇÃO FERREIRA

Conhecido por espíritas e não-espíritas por seu trabalho de auxílio ao próximo, sobretudo a portadores da grave doença dermatológica pênfigo-foliáceo, o popularmente chamado “fogo-selvagem”, o Lar da Caridade, de Uberaba, no Triângulo Mineiro, está enfrentando sérias dificuldades.

Fundado em 1957, vive hoje um dos seus momentos mais delicados, sobretudo por conta da crise mundial, que levou muitos colaboradores a suspenderem as suas contribuições. Para se ter uma idéia da gravidade da situação, a folha de pagamento da instituição está em aberto desde janeiro e as dívidas ao mês podem chegar a R$55 mil.


Veja também:

Se algo não for feito rápido, o futuro do Lar pode até estar ameaçado.

Segundo Elvécio Lorena da Silva, contador da instituição, as dificuldades se tornaram maiores depois da desencarnação de Chico Xavier. “Muitas caravanas, de todo o Brasil, deixaram de vir a Uberaba, onde também visitavam o Lar da Caridade e traziam sua ajuda” – explica.

Para quem não conhece, o Lar da Caridade nasceu depois que Aparecida Conceição Ferreira, ou, simplesmente, Dona Aparecida, hoje com 94 anos, decidiu levar para sua casa os portadores de pênfigo atendidos no hospital onde trabalhava como enfermeira, os quais iriam ficar desamparados depois que a direção da entidade decidiu acabar com o atendimento a este tipo de problemática.

Socorrida , então, por amigos, dentre os quais Chico Xavier e o repórter Saulo Gomes, da extinta TV Tupi, conseguiu erguer o Hospital do Fogo-Selvagem, que mais tarde passou a se chamar Lar da Caridade. Nessa instituição, que em determinado instante de sua história chegou a atender cerca de 300 pessoas, entre carentes e portadores do pênfigo, hoje apenas umas 20 com esse tipo de patologia se encontram sob cuidados.

Contudo, fazendo jus ao seu nome, o Lar da Caridade, ao longo dos anos, foi expandindo as atividades, passando a beneficiar também crianças e jovens, famílias, idosos, deficientes físicos e mentais, que hoje perfazem um total de 50 pessoas atendidas diretamente, fora a comunidade carente que com freqüência bate às suas portas à procura de auxílio.

São realmente bastante diversificados os trabalhos realizados pela instituição, que vão muito além do já conhecido atendimento aos portadores de pênfigo. Dentre eles figuram, por exemplo, a manutenção de uma escola de Ensino Fundamental, com o apoio da prefeitura local; programas de reforço escolar; aulas de informática; desenvolvimento de projetos voltados à educação, cultura e lazer para a comunidade carente; abrigo de crianças e adolescentes em risco social que lhe são encaminhados pela Vara da Infância e Juventude de Uberaba; atendimento clínico, psicológico e odontológico, tudo de forma gratuita, inclusive com o fornecimento de medicamentos mediante receita médica; assistência a hansenianos; curso profissionalizante no ramo de calçados; manutenção de uma confecção para consertos e produção de roupas usadas pelos assistidos; marcenaria, para reparos, reforma e produção de móveis; e distribuição de sopa, cestas-básicas e enxovais para recém nascidos.

O Lar da Caridade – Hospital do Fogo Selvagem é presidido atualmente por Ivone Aparecida Vieira da Silva, neta de Dona Aparecida, que hoje ocupa a vice-presidência da instituição, localizada na Rua João Alfredo, 437 – Abadia – CEP 38025-300 Uberaba, MG. Doações, de qualquer valor, podem ser feitas pelas seguintes contas-correntes: 3724-9, agência 3278-6, do Banco do Brasil; e 14572-6, agência 0264-0, do Bradesco. O CNPJ da instituição é 25440835/0001-93. Outras informações, pelo telefone (34) 3318-2900 ou através dos correios eletrônicos fogoselvagem@terra.com.br e larcaridade@hotmail.com.

Outras informações no ajuda brasil.

Fonte: SEI - Serviço Espírita de Informação n.º 2140
Jornal Espírita On-Line de Uberaba – Nº 33 – junho/2009 6

0 Qual a sua opinião sobre esse assunto?:

Postar um comentário

Regras: Mensagens que de alguma forma forem ofensivas a pessoas, sites, ou ao espiritismo, não serão publicadas.

Obrigado por comentar.