Jerônimo Mendonça - O Gigante Deitado


Mesmo numa cama ortopédica, depois de perder os movimento e a visão, Jerônimo Mendonça, aquele rapazinho animado de Ituiutaba-MG, fundou dois Centros Espíritas, uma gráfica, escreveu 5 livros, gravou dois LPs e Fundou o Lar Espírita Pouso do Amanhecer.

Jerônimo proferia palestras por todo Brasil, viajando em sua cama personalizada, na qual permaneceu por 30 anos até seu desencarne em novembro de 1989, aos 50 anos de idade.

Veja também:

Algumas curiosidades
Fundou o Lar Espírita “Pouso do Amanhecer” obra destinada ao amparo de órfãos, em Ituiutaba. Após 50 anos de profícua existência, desencarnou o “O Gigante Deitado”, apelido dado por seus amigos e pela imprensa, e é o titulo do livro compilado por Jane Martins Vilela. Dele extraímos o seguinte e expressivo texto:

“Imagine o leitor, um homem totalmente paralítico, num leito há mais de 30 anos, sem mover o pescoço, cego há vinte anos, com terríveis dores no peito, necessitando do peso de quilos de areia para suportar essas dores! Esse homem resignado e sereno viajou pelo Brasil a fora proferindo palestras, cantando, consolando e orientando centenas de pessoas”.

Resumo Biográfico
Jerônimo nasceu na cidade de Ituiutaba (MG), em uma família com grandes dificuldades materiais e teve uma infância normal.

Até os 15 anos de idade, Jerônimo frequentou a Igreja Presbiteriana onde fazia palestras. Porém, depois da morte da avó, ele sentiu a nescessidade de conhecer mais sobre a vida além-túmulo. Foi quando conheceu a doutrina espírita da qual se tornou adepto e passou a dirigir reuniões e eventos voltado aos jovens.

Aos 17 anos, quando revelou-se um bom jogador de futebol, começou a sentir os sintomas da doença que acabaria por imobilizá-lo, a artrite reumatóide. Aos 19 começou a usar muletas e, sem encontrar uma cura na medicina, parou de trabalhar. Então, ele foi gradativamente a uma cadeira de rodas e depois a uma cama ortopédica. Somando-se a isto tudo, ele teve perda gradativa da visão e problemas cardíacos. Apesar das grandes dificuldades, ele sempre mantinha o bom ânimo e dava conselhos a milhares de espíritas que vinham para pedir aconselhamentos. Ele viaja o Brasil inteiro graças a um leito anatômico projetado para ele.

Dentre outras instituições, como creches, Jerônimo fundou os centros espíritas: Seara de Jesus, Manoel Augusto da Silva e Lar espírita Pouso do Amanhecer.

Escreveu os livros: Crepúsculo de um Coração, Cadeira de Rodas, Nas pegadas de um Anjo, Escada de Luz, De mãos dadas com Jesus e Quatorze anos depois (em co-autoria).

Síntese biográfica
  • Data de Nascimento: 1º. de novembro de 1939
  • Nome de registro: Jerônimo Mendonça Ribeiro
  • Data da desencarnação: 26 de novembro de 1989
  • Estado Civil: Solteiro
  • Local de Nascimento: Ituiutaba - Minas Gerais
  • Local da desencarnação: Ituiutaba - Minas Gerais
Filiação
  • Pai: Altino Mendonça
  • Mãe: Antonia Olímpia de Jesus

10 comentários:

  1. ola gostaria de saber se alguém tem um exemplar do Livro Nas pegadas de um anjo
    de Jerônimo Mendonça obrigada
    roseli-bovolin@bol.com.br
    abraços rose bovolin

    ResponderExcluir
  2. Tomei conhecinto de sua existência e trajetória de vida, o que muito me sensibilizou. Notadamente é um exemplo de resignação, de fé e de amor. Desejo ler tuas obras para conhecer-te mais um pouquinho. Que Deus o abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  3. Essa é uma grande história de vida e de amor ao próximo! Deus permita que ele, o Gigante Deitado, Jerônimo, esteja num lugar tão maravilhoso quanto foram suas ações aqui nesta vida. Deus o tenha em paz e possa continuar confortando todos aqueles que dele nescessitaram e os que, como eu, não tive a oprtunidade de conhecer suas grandiosidades. Assim Seja! Angela Pereira

    ResponderExcluir
  4. Sou admiradora de Jeronimo, fiquei muito contente de obter informaçôes dele.

    ResponderExcluir
  5. estou lendo nas pegadas de um anjo e estou realmente encantada com tanta sabedoria que esta semdo trasmitida a mim por leitura esse livro realmente esta me fazendo um bem maravilhoso !!

    ResponderExcluir
  6. Li o livro O Gigante Deitado e fiquei maravilhada com essa criatura. Quero muito ler Asas da Liberdade, para entender o pq da sua condição em vida terrena. Gostaria de ter um décimo da resignação que essa grandioza pessoa teve aqui entre nós. Que Deus te abençoe. Ana Lúcia;

    ResponderExcluir
  7. Nossa gente fiquei comovida com a historia desse homem,que mais parece a historia inventada de um desenho animado qualquer,tamanha a força e submissão a Deus dessa criatura que parece que em momento nenhum desistiu de viver,aliás pegou todos esses obstáculos para o motivarem a viver,nessas horas eu penso em como a gente não deve reclamar de nada na vida,a gente que tem visão,e pernas saudáveis para caminhar.Obrigada meu Deus por esse exemplo,e que Deus também abençoe a pessoa que me indicou visitar essa pagina,e tambem á todos que lerem essa msgem.

    ResponderExcluir
  8. realmente, Jerônimo Mendonça é um grande exemplo de vida para todos nós. Não o conheci pessoalmente, mas tive o prazer de vê-lo pela antiga tv Brasília - canal 6, programa: Brasilia urgente. Sou também quase tetraplégico e sei o quanto é dificil viver numa cadeira de rodas. Vejo no Jerônimo um grande exemplo e procuro na medida do possível viver minha vida da melhor maneira possível, pois existe apenas um culpado pela nossa dor: nós mesmos. Onde estiver Jerônimo, deixo-lhe o meu cordial abraço e que o Mestre Jesus continue abençoando sempre.

    ResponderExcluir
  9. Fé que remove montanha, Jerônimo um exemplo à seguir...

    ResponderExcluir

Regras: Mensagens que de alguma forma forem ofensivas a pessoas, sites, ou ao espiritismo, não serão publicadas.

Obrigado por comentar.