O Espiritismo e as Contradições da Igreja Capítulo 1 - O Espiritismo e o Clero Católico - Léon Denis - [Cap 01-00_01]

Seus raciocínios claros trazem a verdade para os leitores. Opondo argumentos, em sua maior parte oriundos das experiências psíquicas com ilustres padres da Igreja...

INSCREVA-SE no canal e acompanhe os novos milhares de áudios que serão incluídos: https://www.youtube.com/user/CanoroAudiobookNovo?sub_confirmation=1



APRESENTAÇÃO

Ao trazermos a público O Espiritismo e o Clero Católico, procedemos de acordo com o plano de trabalho do Centro que é o de publicar toda a obra impressa de Léon Denis.

O livro foi classificado por Gaston Luce, o ilustre biógrafo de Denis, como “uma das brochuras de defesa”. Esse era um dos meios pelo qual Léon Denis respondia aos ataques contra o Espiritismo.

Na época em que foi escrito (1921) encontramos um Léon Denis já alquebrado de forças; ele desencarnaria seis anos mais tarde, porém com enorme vigor intelectual e sempre pronto a responder a quem atacasse o Espiritismo. E isto ele o fez admiravelmente, não poupando esforços nem mesmo procurando adocicar quaisquer palavras. Seus raciocínios claros trazem a verdade para os leitores. Opondo argumentos, em sua maior parte oriundos das experiências psíquicas com ilustres padres da Igreja, Denis respondeu em defesa do Espiritismo usando até mesmo as expressões intelectuais católicas.

Ao final, o mestre faz uma análise da reencarnação. Novamente usando os argumentos do padre Coubé, ele mostra que a reencarnação é nada mais nada menos que a crença comum dos primeiros cristãos. Denis perpassa os olhos pela História e nos mostra que, em pleno século IV, São Jerônimo “já reconhecia que a crença nas vidas sucessivas era a da maioria dos cristãos do seu tempo”.

Os argumentos de Denis eram, portanto, em sua maior parte, calcados nas experiências dos padres da Igreja.

Ele termina este estudo mostrando o aspecto consolador da Doutrina Espírita. Esse aspecto, aliás, constitui uma pedra de tropeço nos que rejeitam a reencarnação. Normalmente, os que a ela se opõem o fazem por interesses pessoais, porque não há quem não se renda às lições sublimes de amor e compreensão humanas tão bem apregoadas e sintetizadas pelo Espiritismo.

Entregando aos leitores mais este livro, sentimo-nos satisfeitos pela excelente e substancial obra assinada pelo “professor de confiança” que foi Léon Denis.
Altivo Carissimi Pamphiro

0 Qual a sua opinião sobre esse assunto?:

Postar um comentário

Regras: Mensagens que de alguma forma forem ofensivas a pessoas, sites, ou ao espiritismo, não serão publicadas.

Obrigado por comentar.