O Progresso - Audiobook de Léon Denis - Prefácio - [Cap00]

Prefácio - O Progresso, Léon Denis
INSCREVA-SE no canal e acompanhe os novos milhares de áudios que serão incluídos:
https://www.youtube.com/user/CanoroAudiobookNovo?sub_confirmation=1

 

Prefácio
O Progresso constitui-se em um dos discursos do grande filósofo espírita Léon Denis, que foi publicado em Tours, no ano de 1880. A conversão desse discurso em obra literária foi feita pelo autor devido à sua grande receptividade junto aos seus admiradores, conforme ele próprio declara, na introdução desta obra.
Façamos um pouco de história. Denis foi orador brilhante e os anos dedicados à divulgação oral o consagraram como excelente conferencista. Uma particularidade de sua oratória é que ele escrevia e lia os seus discursos. Tal particularidade dava-lhe material permanente para falar e, ao mesmo tempo, permitiu que chegasse até nós algo daquele período brilhante, sem dúvida alguma, do nosso querido mestre.
Diz-nos Henry Regnault, em A Morte não Existe,  que o célebre livro O Porquê da Vida foi publicado, inicialmente, como base para um sem-número de palestras em torno do assunto.
Em O Progresso Denis nos mostra toda a sua face elevada e liberal. Ele foi capaz de analisar, ao mesmo tempo, com grandeza d’alma, o progresso político, o social, o religioso e o progresso na imortalidade.
Tais estudos nos demonstram o quanto temos ainda a aprender. A maneira distinta, serena e coerente do autor diz-nos muito bem como ele dirigia o seu pensamento para a nobre causa do Espiritismo, do qual se consagrou um verdadeiro apóstolo.
Enfim, cabe-nos destacar que este discurso, apesar de publicado em 1880, conserva o seu conteúdo atual, nobre, dirigido a tantos quantos queiram estudar e trabalhar suas idéias, segundo a Doutrina Espírita.
Tomamos conhecimento deste livro através de uma publicação da Biblioteca Nacional do Brasil, que falava da existência do mesmo na Biblioteca Nacional de França.
A cópia do original nos chegou às mãos graças ao desvelo de amigos brasileiros residentes na França.
Que todos tenham uma boa leitura.
Altivo Carissimi Pamphiro.

Introdução
Este discurso não estava destinado à publicidade. A acolhida que lhe foi feita e o convite insistente de um grande número de meus ouvintes foram os únicos motivos que me decidiram levá-lo à impressão. Minhas anotações permitiram-me reconstituí-lo fielmente e, para o entendimento de certos pontos de doutrina, que poderiam parecer obscuros, achei dever acompanhá-los de um comentário filosófico.
Léon Denis.

Apresentação
Senhoras, Senhores:
O assunto que escolhi é vasto, imenso. Para tratá-lo em uma única conferência é necessário circunscrevê-lo em metas estreitas, impondo-lhe limites restritivos.
Também deixarei de lado tudo o que se refere ao progresso material. Que vos poderei dizer do progresso material que não conheçais antecipadamente? Para ser colocado em condições de ser entendido, bastaria, com efeito, lançar vossos olhares em torno de vós: a visão da atividade industrial, comercial, as vias férreas cortando nossos campos, aproximando os povos, desenvolvendo em todos os lugares o trabalho e o bem-estar, numa palavra, o espetáculo da matéria por toda parte dominada, submetida à vontade humana, executando suas menores fantasias, esse espetáculo vos falará melhor que as palavras.
Portanto, eu me limitarei a vos entreter com o progresso das idéias, das instituições, e para não abusar muito de vossa atenção, entro logo no assunto.

0 Qual a sua opinião sobre esse assunto?:

Postar um comentário

Regras: Mensagens que de alguma forma forem ofensivas a pessoas, sites, ou ao espiritismo, não serão publicadas.

Obrigado por comentar.